Dez coisas que você deve saber sobre segurança móvel.

31/05/2013 16:31

 

Todo mundo sabe sobre o crescimento estratosférico do uso de celular em todo o mundo, mas o que muitas vezes é esquecido é que, assim como o uso de smartphones está crescendo, as ameaças dirigidas a usuários móveis também estão aumentando.

A empresa de pesquisa de tecnologia Gartner está prevendo que as vendas de smartphones em 2013 atingirá 1 bilhão de unidades e, embora os consumidores os adoram claramente, há uma falta de consciência do quanto de informação eles poderiam perder se o seu dispositivo for hackeado ou comprometido.

Os consumidores ainda parecem não ter conhecimento de que seu smartphone é realmente um pequeno computador de bolso que armazena uma grande quantidade de informações, tais como detalhes dos contatos em sua agenda, e-mails, às vezes até dados corporativos ou informações de negócios e serviços bancários móveis online, e estão esquecendo por um momento a importância das informações pessoais contidas em fotos, aplicativos e jogos, e-mail e contas de mídias sociais.

Seu smartphone é realmente o seu mundo digital em um dispositivo prático que também faz ligações telefônicas, e com ele vem um nível de risco de segurança quase comparável ao seu laptop ou seu computador de casa, só que sem a mesma quantidade de dados armazenados no disco rígido!

Então, aqui estão algumas estatísticas que podem fazer você se sentar e pensar um pouco mais sobre segurança móvel.

1. No 4º trimestre de 2012, o Laboratório de Ameaças da AVG detectou cerca de 4 milhões de ameaças móveis, muitas dos quais foram projetadas especificamente para dispositivos Android™, que atualmente é a mais popular plataforma móvel. O aplicativo malware para Android mais comum atualmente, é uma ferramenta de compasso simples e o tipo mais prolífico de ataque móvel são os PPIs (Programas Potencialmente Indesejáveis), juntamente com o aplicativo de repackaging, URLs maliciosos e smishing (phishing por SMS).

2. Um estudo da AVG nos EUA e no Reino Unido neste ano descobriu que um em cada quatro usuários armazenam fotos íntimas ou vídeos em seu smartphone ou tablet.

3. 70% dos usuários móveis não têm conhecimento sobre os recursos de segurança que lhes permitem apagar remotamente ou apagar dados mesmo se o dispositivo for perdido ou roubado, de acordo com um estudo da AVG.

4. A maioria das ameaças móveis foi detectada na Rússia (14%), seguida da Tailândia (8%) e Reino Unido (7%), de acordo com o Relatório Trimestral de Ameaças da AVG, Q4 2012.

5. No ano passado, a AVG detectou um tipo de malware chamado Zitmo, (também conhecido como Zeus-in-the-mobile), que é uma forma de ataque man-in-the-mobile. Este é um malware sofisticado que divide os passos de autenticação em dois passos necessários para completar transações bancárias móveis e assim permite que criminosos cibernéticos tenham acesso às suas contas bancárias.

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a manter seu dispositivo móvel protegido e seguro.

* Aplicativos Bancários: Se você usa um aplicativo bancário online, certifique-se que você usa somente o aplicativo oficial fornecido pelo seu banco. Baixe o aplicativo somente a partir de lojas oficiais de aplicativos e não de fontes desconhecidas, que podem fazer com que o seu dispositivo seja comprometido por hackers.

* E-mails e mensagens SMS: Tenha cuidado ao clicar em links de e-mail ou mensagens SMS. Como regra geral, não responda a mensagens não solicitadas em seu telefone. Lembre-se: Seu banco nunca enviará uma mensagem pedindo para você informar seu número PIN pessoal ou a senha completa.

* Senhas: Certifique-se de configurar uma senha ou PIN corretamente para proteger o acesso ao seu dispositivo.

* Evite redes públicas de Wi-Fi: Por mais tentador que seja evite Wi-Fi pública, principalmente ao fazer transações sensíveis, tais como serviços bancários online. Toda vez antes de entrar em sua conta, certifique-se que você não está conectado em um Wi-Fi público. Se você estiver usando um smartphone, desative o Wi-Fi e conecte a uma rede do celular.

* AntiVirus: Certifique-se de ter baixado um programa antivírus decente para o seu smartphone e considere o uso de uma marca respeitável, como o Antivírus Gratuito da AVG para dispositivos Android.

 

“artigo retirado do AVG Official Blogs” - por Omri Sigelman